As empresas estão sempre em busca de melhoria nos processos de RH para tornar melhor a produtividade e os resultados alcançados com esse setor da organização.
Uma das formas de melhorar esse processo é por meio das integrações de sistemas, que faz o dia a dia dos profissionais de RH muito mais prático e rápido.
A integração nos processos do RH ajuda a evitar a perda de tempo, de recursos e a tornar esse setor muito mais independente.
Dito isso, vamos mostrar aqui um pouco mais sobre como é importante realizar essa mudança em sua empresa para potencializar os resultados da organização como um todo.
Vamos lá!
Entendendo a integração no RH
A integração aplicada no RH ainda não é uma prática comum em muitas empresas, em grande parte porque se conhece pouco a respeito dela.
Ela deve ser mais consistente dentro do RH porque ajuda a evitar a perda de tempo pelos funcionários do setor e ajuda a torná-lo bem mais independente.
Por exemplo, a gestão de ponto consegue ser feita de uma maneira mais rápida e eficiente quando se integra os processos, já que é possível colocar juntos o sistema de registro do ponto e o de tratamento do ponto.
Dessa maneira, não há a necessidade fazer a importação dos dois sistemas para um terceiro, algo que poderia levar até no máximo uma semana para ser concluído.
A integração ainda evita que a equipe de RH precise a todo instante requisitar o auxílio do setor que trabalha com TI, que não existe em todas as empresas, quando se apresenta algum problema.
O uso da integração ainda ajudará a melhorar outros tipos de sistemas que funcionam de forma separada e geram perda de tempo e recursos, como os de ponto e folha de pagamento, para o processo ser mais rápido.
A empresa pode beneficiar-se também dessa integração de sistemas no RH por meio de uma melhor gestão de desempenho e de benefícios, de modo que os dados sejam mais corretos e estejam disponíveis em menos tempo.
Qual é a importância das integrações no setor de RH?
A integração dos sistemas traz muitas melhorias nos processos de RH das empresas, como as seguintes:
- Aumenta a produtividade: essa é uma das principais melhorias nos processos de RH, visto que a integração entre os sistemas faz a sua empresa ganhar em produtividade, eliminando etapas, pois faz com que a transferência dos dados sejam menos lentas. O tempo economizado pode ser usado pelos colaboradores para outros tipos de tarefas
- Economiza mais tempo: como mencionado no tópico anterior, a integração dos sistemas ajuda a economizar mais tempo no trabalho, visto que as informações irão estar passando entre cada sistema de maneira automática e não manualmente, por cada colaborador, então há um ganho importante de tempo dentro das equipes
- A gestão se torna mais eficiente: a transferência das informações entre os sistemas de maneira automática faz com que os riscos de erros sejam bem menores, os dados são mais concretos e verídicos, além de toda a equipe pode acessá-los em tempo real
Conclusão
Como foi visto aqui, as integrações são importantes dentro dos sistemas e nos processos de RH, pois o trabalho se torna muito mais ágil, correto e seguro, permitindo que as equipes possam investir o tempo em outras atividades.
Neste texto, mostramos um pouco mais a respeito de como funcionam essas integrações entre os diversos sistemas, bem como todas as vantagens que a sua empresa pode obter ao aplicá-los a partir de agora.
Gostou do artigo de hoje sobre a importância das integrações para melhoria nos processos de RH?