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11 Processos-chave para uma gestão de RH bem sucedida

Taís Mattos

RH é cuidar das pessoas. Isso significa ajudar as pessoas a navegar pelos vários estágios da jornada do funcionário, além de garantir que a empresa tenha o talento certo para atingir seus objetivos estratégicos. 

Para equilibrar esses dois objetivos principais, as equipes de RH precisam ser ágeis, adaptáveis ??e eficientes. Eles precisam de processos e ferramentas que tornem seu trabalho o mais simples possível, para que possam focar no que realmente importa: relacionamentos. 

Neste artigo, exploramos os 11 processos de recursos humanos mais críticos para o sucesso de qualquer negócio para enfrentar esses desafios. Também consideramos algumas das maneiras pelas quais esses processos podem ser otimizados para ajudá-lo a oferecer experiências excepcionais aos funcionários e preparar sua equipe de RH ou Operações de Pessoal para o sucesso. 

RH é cuidar das pessoas. Isso significa ajudar as pessoas a navegar pelos vários estágios da jornada do funcionário, além de garantir que a empresa tenha o talento certo para atingir seus objetivos estratégicos. 

Para equilibrar esses dois objetivos principais, as equipes de RH precisam ser ágeis, adaptáveis ??e eficientes. Eles precisam de processos e ferramentas que tornem seu trabalho o mais simples possível, para que possam focar no que realmente importa: relacionamentos. 

Neste artigo, exploramos os 11 processos de recursos humanos mais críticos para o sucesso de qualquer negócio. Também consideramos algumas das maneiras pelas quais esses processos podem ser otimizados para ajudá-lo a oferecer experiências excepcionais aos funcionários e preparar sua equipe de RH ou Operações de Pessoal para o sucesso. 

 

O que é um processo de gestão de RH?

Um processo de recursos humanos é uma forma de trazer consistência e visibilidade a uma função comum do departamento de RH. Essa consistência facilita a interação dos funcionários com suas equipes de RH e ajuda os gerentes de RH a responder aos funcionários com pontualidade e precisão. (Também facilita a vida dos profissionais de RH, que podem estar acostumados a receber solicitações por e-mail.)

A melhoria desses processos geralmente é responsabilidade do especialista ou gerente de RH. Esta melhoria requer a adaptação do processo para:

  • Crie experiências positivas para os funcionários
  • Reduza erros e melhore a precisão
  • Melhore os tempos de resposta
  • Aumente a visibilidade e o controle
  • Torne os processos mais fáceis de usar
  • Reduza o atrito do processo

Para melhorar seus processos de recursos humanos, os gerentes de RH podem alavancar ferramentas comuns, como formulários, visualizações (fluxogramas ou documentos de suporte) ou  softwares que automatizam parte ou todo o processo . Conectar processos e integrar ferramentas é essencial para atingir todos os objetivos mencionados anteriormente.

Saiba mais sobre como alcançar a excelência dos processos de negócios em RH.

O que é RH?

Os processos de RH são abrangentes e atingem muitos segmentos diferentes do seu negócio. A gestão de recursos humanos, ou HRM, é uma abordagem estratégica para supervisionar todas as pessoas e processos que ajudam o seu negócio a funcionar. 

Sem um sistema para gerenciar esses processos, sua equipe de RH pode ficar sobrecarregada por uma sensação de desordem, repetição e falta de consistência. Embora haja muitos benefícios em gerenciar efetivamente seus processos de recursos humanos, três são os mais comuns: 

  • Processos mais eficientes e eficazes . Este é o principal objetivo do BPM. Melhorar o tempo para concluir os processos afeta muitos aspectos do negócio. Seja colocando um produto no mercado mais rapidamente ou trazendo funcionários valiosos mais rápido, o BPM facilita a realização das metas de negócios e leva a um melhor desempenho organizacional.
  • Maior satisfação e atendimento ao cliente. O consumidor de hoje espera comprar e receber o produto certo com entrega rápida e confiável. O BPM pode melhorar os  processos de negócios  que atendem e superam as expectativas dos clientes.
  • Maior moral dos funcionários. A automatização de processos é uma parte fundamental do BPM que pode aliviar os funcionários de tarefas mundanas e repetitivas que ninguém acha gratificante. Formulários e fluxos de processo podem ser automatizados para que seja necessária uma entrada mínima dos trabalhadores. Automatizar o roteamento de formulários, solicitações e aprovações pode liberar os funcionários para fazer um trabalho mais produtivo.

11 processos-chave na gestão de recursos humanos

Existem muitos processos de recursos humanos que sua equipe gerenciará e eles mudarão em resposta ao crescimento de sua empresa, regulamentações governamentais e tendências na concorrência do setor.

Alguns deles provavelmente estão mudando agora, à medida que  as equipes de RH se adaptam  à pandemia do COVID-19 e às iniciativas contínuas de retorno ao trabalho. Mas existem 11 processos-chave de recursos humanos que toda equipe de RH deve gerenciar bem para a saúde de seus funcionários e o sucesso de seus negócios. 

1. Recrutamento

Recrutamento  é o processo de atrair candidatos qualificados para entrevistar (e potencialmente trabalhar para) sua empresa. Seus especialistas de RH possuem todas as etapas necessárias para recrutar talentos. Isso inclui postar vagas em sites como Monster ou Indeed e desenvolver pacotes de remuneração que provavelmente atrairão e reterão os candidatos mais talentosos. 

É essencial que essas etapas sejam rastreadas por meio  de um software de processo de recrutamento  que possa padronizar um processo em que muitas informações são coletadas e podem ser perdidas.

O RH também deve analisar cada inscrição, determinar o melhor ajuste, realizar telas de telefone, agendar (e às vezes conduzir) entrevistas formais, iniciar verificações de antecedentes e elaborar ofertas iniciais.

2. Retenção

De acordo com pesquisas recentes, a transição para o trabalho remoto tornou mais difícil reter funcionários de qualidade. Em uma pesquisa,  58% dos entrevistados  disseram que procurariam um novo trabalho se não tivessem permissão para continuar trabalhando remotamente. Em outro, os pesquisadores estimaram que  41% da força de trabalho global  provavelmente considerará deixar seu empregador atual no próximo ano. Como resultado,  70% dos líderes de negócios  em outra pesquisa dizem que estão reavaliando suas estratégias de recrutamento e retenção enquanto se preparam para retornar ao escritório. 

Tudo isso sinaliza desafios futuros para os departamentos de RH, à medida que reformulam suas estratégias para reter os talentos e o recrutamento atuais. É provável que esses processos evoluam para acomodar o que alguns líderes de RH estão chamando de “guerra por talentos”.

3. Integração

Onboarding é o processo de integração de funcionários recém-contratados na empresa. Mais abrangente do que a orientação, esse processo geralmente ocorre ao longo de um ano. 

Durante a integração , os funcionários são apresentados à abundância de recursos de que precisarão para ter sucesso, por exemplo, descrições de funções, expectativas de desempenho e treinamento necessário. Essas logísticas são sempre tratadas pelo pessoal de RH. 

A quantidade de variação necessária no processo de integração (diferentes funções, requisitos, autorizações de segurança, etc.) exige gerenciá-lo de forma organizada. O software de integração de funcionários  pode ser aproveitado para padronizar os estágios de integração e garantir que todos estejam na mesma página sobre o cronograma e as responsabilidades.

O processo de integração é necessário para capacitar os funcionários com a capacidade de contribuir para as organizações. De fato, em uma empresa, os funcionários que passaram por um processo estruturado de integração tinham  69% mais chances de permanecer por até 3 anos.

4. Remoção

Às vezes, o desligamento é ofuscado pelo processo de integração, mas o processo de saída dos funcionários pode fazer uma grande diferença em 1) minimizar a interrupção 2) manter uma experiência positiva do funcionário e 3) proteger a reputação da empresa como um empregador desejável. 

5. Treinamento e desenvolvimento 

Juntamente com a retenção, o treinamento dos funcionários passou por muitas mudanças desde o início da pandemia do COVID-19. Mais mudanças estão no horizonte.

Existem duas razões principais pelas quais o processo de treinamento de funcionários exigirá atenção extra e melhor organização no futuro.

Primeiro, grande parte do treinamento que antes era feito pessoalmente agora precisa ser feito remotamente. Isso significa novas ferramentas e novos fluxos de trabalho para gerenciar.  

Em segundo lugar, a pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde trabalhamos e, em alguns casos, com quem trabalhamos. Isso provavelmente significa treinamento revisado ou adicional para muitas equipes. De acordo com um relatório, os líderes empresariais esperam  investir em uma série de iniciativas  nos próximos meses, incluindo diversidade, equidade e inclusão (65%), construção de relacionamento (55%) e desenvolvimento e treinamento profissional (39%). 

6. Relações com funcionários

As relações com os funcionários são compostas por todas as atividades de RH voltadas para  o engajamento  e retenção de funcionários. O engajamento dos funcionários, para simplificar, é uma medida de  como os funcionários estão investidos  na empresa. A retenção de funcionários envolve a criação de medidas para garantir que os funcionários estejam satisfeitos em seus empregos. 

Relações saudáveis ??com os funcionários são fundamentais para diminuir a taxa de rotatividade de funcionários. Idealmente, as equipes de RH usam meios quantitativos e qualitativos para medir o envolvimento dos funcionários e seu efeito na retenção. Esses métodos são formas diferentes de criar interações bilaterais entre funcionários e seus empregadores para garantir que eles estejam engajados, que é um dos principais aspectos das relações com os funcionários. 

Essas diferentes abordagens, que podem envolver a emissão de várias formas de pesquisas com respostas quantitativas ou simplesmente exigir que os funcionários aprovem as políticas depois de lê-las, precisam de um meio uniforme de implementação e estudo de seus efeitos, que o software de gerenciamento de processos de RH fornece. 

7. Remuneração e benefícios

Remuneração e benefícios  são as duas principais formas de motivação externa para atrair e reter os funcionários. O RH é o responsável direto por oferecer oficialmente pacotes de remuneração e benefícios, como planos de saúde, odontológico e aposentadoria, a cada funcionário. Fazer isso requer aferir os salários e pacotes de benefícios de outros funcionários dentro da organização em cargos semelhantes, bem como aqueles fora da organização. 

Também envolve avaliações anuais do desempenho dos funcionários, que se tornam a base para aumentar os pacotes de salários e benefícios ou, possivelmente, aumentá-los com bônus. Na verdade, a ampla gama de diferentes benefícios por si só exige um meio abrangente de gerenciar esse processo de RH; vários salários e bônus apenas aumentam sua complexidade geral.

8. Solicitações de funcionários 

A forma como as equipes de RH gerenciam as solicitações tem um impacto direto na experiência do funcionário e na satisfação no trabalho. Isso torna fundamental que as equipes de RH tenham fluxos de trabalho que possam resolver solicitações com rapidez e precisão. 

Isso às vezes pode ser um desafio porque o RH gerencia uma ampla gama de solicitações de funcionários, incluindo PTO, necessidades de equipamentos e instalações, feedback de funcionários, solicitações para atualizar informações pessoais ou acessar documentos… a lista continua. 

Melhorar os resultados para todos os tipos de solicitações de funcionários pode ser tão simples quanto usar um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho que permite que as equipes criem e automatizem fluxos de trabalho exclusivos para cada tipo de solicitação de funcionário. Às vezes chamadas de  software de gerenciamento de casos de RH , essas ferramentas facilitam muito a colaboração entre as equipes, fornecendo acesso a todos — em qualquer departamento — para fornecer entrada ou aprovação para resolver a solicitação. 

9. Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é o processo de avaliar quão bem os funcionários estão fazendo seu trabalho e conceber maneiras de ajudá-los a melhorá-lo. Muitas vezes feito anualmente, os departamentos de RH têm a tarefa de gerenciar, avaliar, creditar e abordar cada aspecto do  processo de gerenciamento de desempenho . 

No mínimo, essa tarefa requer aprovação para iniciar programas de gerenciamento de desempenho, emitir  formulários de avaliação , gerenciar o progresso da organização nas avaliações e implementar os resultados em salários, benefícios e bônus. Como há tantas  etapas altamente diferenciadas  envolvidas nesse processo, ele precisa de medidas de gerenciamento formais que sejam replicáveis ??e capazes de escalar em toda a organização. 

10. Conformidade regulatória

 

Os processos de conformidade regulatória são centrados em garantir que as organizações e seus funcionários sigam os diversos mandatos regulatórios que lhes dizem respeito. Os regulamentos geralmente variam de acordo com o setor, órgão regulador, local e tipo de trabalho realizado.

Os departamentos de RH são responsáveis ??por divulgar as atividades específicas que precisam ocorrer nas unidades de negócios para  garantir que as organizações permaneçam em conformidade . O amplo escopo desses regulamentos, o número cada vez maior de entidades reguladoras e seus mandatos e as penalidades cada vez mais severas por não conformidade exigem o gerenciamento dos processos de conformidade com muito cuidado.

11. Planejamento de RH

O planejamento de recursos humanos (HRP) é a identificação e gerenciamento de todas as necessidades de contratação de uma organização. Envolve a contabilização do suprimento de RH de uma organização, demandas futuras, previsão,  estratégia e implementação. Para ser eficaz, o RH deve equilibrar as necessidades de pessoal de longo e curto prazo com as metas de negócios e as realidades do clima de negócios. 

Idealmente, os fatores que afetam o PRH devem ser integrados no software de gerenciamento de processos de RH. Muitas vezes, as empresas usam  a análise SWOT ou ferramentas de previsão  para descobrir suas necessidades.

 

Automação de processos de RH

Os departamentos de RH eficazes impulsionam os objetivos organizacionais gerenciando os processos de RH, mas podem comprometer o crescimento usando métodos manuais. Tarefas repetitivas de várias etapas e interações manuais entre ferramentas são altamente propensas a erros humanos e ineficiências que atrasam o tempo de ação.

A automação e a integração podem eliminar esses riscos, dando às equipes de RH mais tempo para se concentrar em outras prioridades. O resultado é uma equipe de RH que consegue visualizar todos os processos em um único lugar, priorizar demandas importantes e gerenciar suas responsabilidades, colocando os funcionários em primeiro lugar.

Concentre-se nas pessoas, não na papelada

Os gerentes de RH bem-sucedidos sabem que é seu trabalho cuidar das pessoas, não apenas da papelada. Afinal, os funcionários são o ativo mais valioso do seu negócio. Sua felicidade e bem-estar têm um impacto direto na satisfação do cliente, na  eficiência do processo e na lucratividade do negócio. A automação e a integração de processos de RH permitem que você desvie seu foco das minúcias de formulários, e-mails e planilhas para causar um impacto significativo para as pessoas em sua organização.

Melhore a visibilidade e o controle

Para melhorar a visibilidade e o controle, é essencial integrar ferramentas e automatizar tarefas manuais e repetitivas.

A automação permite que as organizações criem KPIs em torno de métricas importantes, como taxas de rotatividade, e ofereçam opções diferentes para criar relatórios em torno desses dados para automatizar os processos de entrega de informações para o planejamento de RH. Ao usar ferramentas que enviam e respondem automaticamente a e-mails, as organizações podem padronizar e acelerar aspectos de solicitações de licenças, solicitações de férias, integração de funcionários e relações com funcionários. 

Eles também podem  canalizar processos relacionados ao recrutamento – como enviar feedback aos candidatos quando cartões de visita são recebidos – para dedicar mais tempo à escolha do melhor candidato em vez de apenas tentar não perder oportunidades em potencial.

Melhores processos de RH para todos

O RH desempenha um papel fundamental para garantir o sucesso do negócio. Fornecer à sua equipe de RH as ferramentas necessárias para ser eficaz e eficiente é uma maneira de causar um impacto direto e visível em sua empresa. 

Ao fazer melhorias nos 8 principais processos de RH, você eliminará o desperdício e a redundância, melhorará a velocidade de resposta e criará um ambiente de trabalho mais produtivo. Mais importante ainda, você estará reorientando o tempo e a energia para que sua equipe possa cuidar das pessoas que fazem da sua empresa um sucesso. 

O Opentec facilita a simplificação e organização dos seus processos de RH. Padronize formulários, integre ferramentas e ative a visibilidade de ponta a ponta. Comece hoje.

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