8 dos maiores desafios para o RH em 2022

Adonis Uchôa

Os profissionais de recursos humanos enfrentaram desafio após desafio nos últimos anos, e este ano está se preparando para ser uma continuação de muitos desses problemas – com alguns novos lançados. Aqui está uma olhada nos oito maiores problemas em jogo .

Engajando a Força de Trabalho

O engajamento dos funcionários tem sido uma preocupação constante para os profissionais de RH há décadas. As métricas de engajamento tendiam a subir no início da pandemia, impulsionadas por um aumento na transparência e na comunicação, mas esses ganhos foram difíceis de manter, pois a conversa mudou para se ou quando as pessoas voltarão ao trabalho nos escritórios.

Enfrente esses desafios investindo em comunicações intencionais e deliberadas para ajudar os membros da equipe a ver o papel que desempenham na condução dos negócios e no alcance da missão, visão e valores da empresa. Conectar o trabalho diário à estratégia de negócios ajuda os funcionários a se sentirem mais investidos, realizados e engajados em seu trabalho.

Atraindo Talentos para a Empresa

A aquisição de talentos está entre os desafios de recursos humanos de maior prioridade este ano. O desemprego nos EUA está pairando em mínimos históricos, e muitas organizações estão achando difícil preencher seus cargos em aberto em tempo hábil durante a reorganização trabalhista que é comumente chamada de Grande Demissão.

Remuneração competitiva e pacotes de benefícios para funcionários são essenciais para atrair talentos para sua organização. No entanto, para realmente competir, você precisa se aprofundar e oferecer experiências significativas e um maior senso de propósito para seus funcionários.

Sua marca empregadora pode ajudar a transmitir esse propósito e atrair pessoas motivadas por ela. Você não precisa criar uma cultura empresarial que agrade a todos. Isso seria impossível e deixaria você com uma marca diluída que não agrada a praticamente ninguém. Em vez disso, restrinja seu foco e desenvolva uma marca de empregador com base em seus elementos mais valiosos e exclusivos.

Uma marca de empregador focada que não desiste de seus valores pode não atrair candidatos que discordem ou simplesmente não sejam apaixonados por esses valores. Mas tudo bem: você só precisa ser atraente para as pessoas cujos valores se alinham aos seus.

Se você ainda não definiu sua marca empregadora, agora é a hora. Se você o documentou, reserve um tempo para revisá-lo e pensar em novas maneiras de trazê-lo à vida. Identifique o que você deseja que a cultura da empresa seja com base em sua missão, visão e valores. Avalie a cultura da sua empresa como está agora para determinar se está onde você quer que esteja. Estabeleça metas para preencher as lacunas, como desenvolver seus esforços de DEI para promover um maior sentimento de pertencimento a todos os funcionários.

Gerenciando relacionamentos

Em 2022, as relações no local de trabalho são mais importantes do que nunca. Apoiar relacionamentos saudáveis ??é um dos muitos desafios que o RH enfrenta este ano. As empresas estão finalmente se adaptando a seus modelos de trabalho híbridos ou remotos de longo prazo, e isso tem um impacto significativo na forma como os funcionários interagem uns com os outros. Os modelos de trabalho na nova economia são impulsionados pelos relacionamentos promovidos entre gerentes e membros individuais da equipe e seus pares.

Relações de trabalho saudáveis ??criam confiança na força de trabalho e capacitam os funcionários a trabalharem juntos de forma mais eficaz, mesmo que não se vejam ou trabalhem juntos com frequência.

Em ambientes de trabalho remotos e híbridos, temos que ser intencionais na construção de relacionamentos. Sua equipe de RH pode ajudar a definir cadências de comunicação para departamentos e equipes, o que impulsiona os relacionamentos e conscientiza as diferentes funções de todos e como elas se cruzam. A comunicação regular impulsiona relacionamentos mais fortes e ajuda os funcionários a aprender mais sobre como eles trabalham juntos e podem ajudar uns aos outros.

Quanto mais os funcionários se conhecerem e entenderem o trabalho uns dos outros, melhor poderão realizar seus próprios trabalhos. Conhecer o próximo estágio de um projeto, por exemplo, ajuda os colaboradores individuais a refinar seu próprio trabalho. Os funcionários precisam confiar em seus colegas para entregar o que é necessário para manter os projetos nos trilhos.

Estratégias de Treinamento e Desenvolvimento

A rápida requalificação e requalificação está se tornando a norma na nova economia. No entanto, o mundo do trabalho está evoluindo mais rapidamente do que os sistemas estáticos de gerenciamento de aprendizado podem acompanhar.

Em 2022, os profissionais de RH precisarão identificar novas soluções para programas de treinamento e desenvolvimento profissional contínuo. Uma estratégia eficaz de treinamento e desenvolvimento deve levar em conta as habilidades técnicas em rápida mudança e as habilidades transferíveis de longo prazo.

As habilidades técnicas têm uma meia-vida curta em um local de trabalho em rápida mudança, portanto, não invista todos os seus recursos de aprendizado limitados em treinamento técnico. Incorporar o treinamento técnico no fluxo de trabalho, tanto quanto possível. O treinamento técnico no fluxo de trabalho também facilita a atualização do treinamento para atender às suas necessidades reais. É uma abordagem mais ágil para o treinamento técnico que oferece uma vantagem à sua força de trabalho.

Habilidades transferíveis têm maior longevidade e são cumulativas porque você pode desenvolver habilidades adjacentes. Isso inclui habilidades “soft” como pensamento crítico, inteligência emocional e social e comunicação. As habilidades transferíveis são especialmente importantes como base para o desenvolvimento de liderança na nova economia. Os líderes de hoje (e no futuro) precisam ser capazes de manter os projetos nos trilhos, apoiando os funcionários e removendo os obstáculos ao seu sucesso. Isso requer boa comunicação, empatia e consciência, entre outras qualidades.

A IA em RH pode ser extremamente útil para prever lacunas de habilidades e ajudar os funcionários a ver um caminho a seguir para treinamento e desenvolvimento.

Retenção de Talentos

Os trabalhadores têm mais opções de emprego do que em décadas, então todo profissional de RH deve cuidar para reter a força de trabalho atual – ou corre o risco de perdê-la para um mercado de talentos extremamente competitivo.

O primeiro passo para melhorar a retenção é descobrir por que os funcionários estão saindo. As entrevistas de desligamento podem fornecer informações sobre o que os funcionários mais gostaram de trabalhar em sua organização – e o que eles acharam que faltava. Armados com esse conhecimento, os profissionais de RH podem desenvolver planos para abordar os fatores que estão impulsionando a rotatividade de funcionários.

Considere também quando os funcionários estão saindo, o que pode oferecer insights sobre por que eles estão saindo. Existem estágios comuns de posse quando as pessoas saem com mais frequência e quais fatores podem estar em jogo?

Se a rotatividade ocorre com frequência nos primeiros meses do ciclo de vida do funcionário, por exemplo, isso pode indicar que os novos funcionários não se sentiram preparados para desempenhar todo o escopo de suas funções. Os gerentes de RH podem mitigar isso por meio de uma melhor comunicação durante o processo de contratação e processos de integração mais eficazes e envolventes.

Os funcionários que saem em estágios posteriores podem ser mais difíceis de lidar. Eles podem estar saindo porque sentem que atingiram o limite de seu potencial na sua empresa, por exemplo. Para enfrentar esse desafio, é necessário retrabalhar a mobilidade interna e os planos de carreira para dar aos funcionários mais opções de crescimento.

Diversidade no local de trabalho

A diversidade continua sendo uma questão importante em recursos humanos, com muitas organizações ainda lutando para incorporar as metas do DEI no plano estratégico mais amplo. Este é um ponto importante para realmente mover a agulha em sua empresa. Isso, por sua vez, é importante para a marca do empregador e para atrair talentos para a organização, pois mais funcionários querem trabalhar em empresas que valorizam a diversidade e oferecem a todos um sentimento de pertencimento.

Comece avaliando o estado do DEI em seu negócio e defina metas claras para onde você deseja estar. Atribua resultados-chave e propriedade clara para cada objetivo que você definir. Por fim, coloque recursos em cada objetivo para que seus proprietários possam realmente entregar os resultados que você precisa ver.

Abrace a mudança inevitável

O mundo do trabalho não está voltando a ser como era antes da pandemia. Um dos maiores desafios de recursos humanos em 2022 é aceitar a nova realidade para que sua equipe de RH possa começar a desenvolver planos de longo prazo que levem em conta a mudança e a agilidade.

Nos últimos dois anos, as empresas estão no limbo tentando retornar ao escritório. Mas não é mais assim que as organizações operam. Os funcionários experimentaram acordos de trabalho flexíveis e remotos e esperam isso de sua experiência de trabalho. E em um mercado de trabalho apertado, você não pode deixar de ouvir o que os funcionários precisam.

Além de questões maiores e estratégicas de RH, as equipes de RH também precisam implementar mudanças nas leis e regulamentos trabalhistas em 2022, especialmente no nível estadual. Muitos estados estão atualmente atualizando as leis de licença médica e familiar remunerada , por exemplo, e as equipes de RH devem se preparar para mudar os requisitos de conformidade.

Desenvolva planos de negócios e de pessoas que possam acomodar esse ritmo de mudança. Em um ambiente de trabalho acelerado, você deve ser capaz de se adaptar às mudanças sem quebrar. Em reuniões de planejamento de negócios, considere uma variedade de cenários que podem afetar seu modelo de negócios e processos de trabalho. Desenvolva planos alternativos ou contingentes para lidar com esses cenários à medida que eles surgirem, para que você não seja pego de surpresa.

Saúde e bem-estar dos funcionários

O bem-estar dos funcionários permanece entre os principais problemas de RH em 2022. Após as grandes interrupções de 2020, os empregadores começaram a reconhecer a necessidade de planos de benefícios personalizados para abordar os problemas mais urgentes de cada funcionário. As empresas estão oferecendo benefícios melhores e mais variados, incluindo benefícios para crianças e idosos, e expandindo a cobertura para serviços de saúde mental.

Mas os benefícios por si só não são suficientes para melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários: você também precisa apoiar a saúde e o bem-estar dos funcionários na vida diária do trabalho. Isso pode significar oferecer mais flexibilidade em relação às horas, oferecer mais folgas remuneradas ou gerenciar melhor os horários e as cargas de trabalho para evitar que os funcionários se sintam sobrecarregados.

Pesquise os funcionários para descobrir como você pode apoiá-los melhor em sua jornada para o bem-estar e agir com base em suas necessidades. Certifique-se de comunicar que a saúde deles é uma prioridade de negócios, pois sua força de trabalho impulsiona seus negócios. Incentive os funcionários a usar os benefícios que você oferece e colete feedback sobre como melhorá-los no futuro.

Superando os desafios da gestão de RH em 2022

Os líderes de RH têm desafios significativos de recursos humanos pela frente em 2022, mas também têm oportunidades para redefinir a função de RH. Encontrar soluções inovadoras para os desafios de RH incentiva a colaboração com outros líderes empresariais. Os desafios de RH estão ligados a maiores mudanças no modelo de negócios e nas operações.

Os profissionais de RH estão em processo de redefinição do trabalho, redefinindo a forma como trabalhamos. Ao abordar os desafios de RH em sua organização, considere como você está lançando as bases para o futuro de sua empresa.

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